Buscar
  • Daniel Alonso

Qual é a atividade física ideal para mim?


Quando o assunto é atividade física muitos objetivos vêm à mente: emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar o condicionamento físico., entre outros. E com tantas opções no mercado, as pessoas se sentem perdidas por onde começar.


Contudo, antes de escolher a atividade física ideal, é essencial procurar uma equipe de saúde (clínico geral, ortopedista, fisioterapeuta, educador físico, nutricionista, etc.), pois eles poderão avaliar a atividade mais indicada para você. Feito isso, aí sim é hora de pensar nos outros quesitos, por isso preparamos essas dicas para você que quer se exercitar mas tem dúvidas por onde começar.


Quando o assunto é atividade física muitos objetivos vêm à mente: emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar o condicionamento físico. Essas dicas irão te ajudar a focar no que você pretende!


Qual seu objetivo?

Apenas por lazer? Para emagrecer? Para ganhar músculos? Para socializar? Descobrir a resposta para essas perguntas é o caminho inicial para a escolha de uma atividade mais leve, ou que force mais.


Estilo de vida

A atividade física que você escolher precisa ser adequada para seu estilo de vida. A rotina das pessoas pode atrapalhar e muito quando se trata de manter seu plano de exercícios físicos.


Com rotina fixa?

Há casos onde a pessoa segue uma rotina diária, com horários fixos, assim escolher uma atividade que seja sempre no mesmo dia no mesmo horário pode dar certo. Já para pessoas que não tem uma rotina definida, esse tipo de atividade está fadada ao fracasso. O melhor é escolher uma modalidade que possa ser realizado em qualquer horário.


Habilidades específicas

Certas atividades dependem de habilidades específicas e um preparo anterior. Para quem está totalmente sedentário, não é recomendável iniciar com uma corrida, por exemplo. É melhor começar com uma atividade mais leve, para evitar lesões e a desmotivação.


Cuidado com as lesões

Alguns exercícios podem trazer prejuízos a determinadas pessoas que já tem predisposição à lesões. Fique atento aos sinais do seu organismo e cuide para que a atividade física ao invés de ser saudável, torne-se prejudicial. Por isso, é essencial consultar o médico antes de iniciar as atividades!


Mantenha a regularidade

Não adianta você escolher um exercício físico se não gostar de fazê-lo. A frequência regular é importante para obtermos os benefícios da atividade física, e o exercício escolhido não pode se tornar um castigo para você. Se estiver em uma modalidade que não gosta, troque até descobrir a que melhor se encaixa em seu perfil.


Atividade física deve ser prazerosa sim! Conte com o Meebo para encontrar a melhor para você!







10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo