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  • Daniel Alonso

Pratique atividade física e durma melhor


Acordar pela manhã com a sensação de que não descansou, sentindo o corpo pesado, o excesso de responsabilidades no trabalho, escola ou faculdade. Tudo isso ocasiona problemas com as funções que exigem concentração, memória e, consequentemente, produtividade. Por conta disso, é que a falta de exercícios - também denominada sedentarismo - só piora esse quadro. A atividade física melhora o sono e dormir bem também favorece a prática de exercícios.


O exercício, se realizado de forma constante, libera hormônios que são benéficos contra a depressão, aumentam em 37% ou mais o período de sono das pessoas, emagrece e proporciona uma sensação de prazer. E quando uma pessoa dorme cerca de 7 a 8 horas por noite, melhora os efeitos do exercício físico, já que o metabolismo funciona melhor. Com isso, pode perder mais gordura e ter mais precisão nos movimentos que faz durante a atividade. O contrário também pode acontecer. Quem faz atividade física, na medida certa e no horário certo, pode ter também melhora em alguns aspectos que influenciam na qualidade do sono, como a insônia e a síndrome das pernas inquietas.


Quem pratica atividade física dorme mais rápido, consegue relaxar e descansar melhor, tem um sono mais profundo e de qualidade, sente-se mais disposto no outro dia, tem mais facilidade para obter um peso saudável e, ao unir tudo isso, melhora a qualidade de vida como um todo.


Não basta apenas praticar atividade física regularmente para ter uma melhor qualidade de sono. Como neste momento a mente também descansa, o ideal é deixar o ambiente mais calmo antes de fechar os olhos. Se possível, tente não fazer atividade física à noite. É claro que cada caso é um caso, mas normalmente isso pode despertar demais seu corpo. Procure dentro de sua rotina um horário em que você pode fazer exercícios. Tente também ir desacelerando o fim do seu dia, nada de muitas luzes acesas ou celular antes de dormir. Quando chega essa hora, corpo e mente precisam de descanso e você mesmo pode iniciar esse processo de desaceleração horas antes de ir para a cama.






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